As previsões para 2023 incluem o receio de uma recessão global por conta da alta generalizada de juros e também pela alta da inflação. Neste contexto, a gestão de caixa das empresas será uma ferramenta fundamental para lidar com as incertezas do mercado.

O cenário internacional também é refletido internamente no país, o que faz com que as empresas tenham que desenvolver estratégias para combater os efeitos econômicos negativos.

Uma das estratégias ligada à gestão de caixa é a gestão do contas a receber (recebíveis). Muitas empresas ainda sofrem com atrasos em pagamentos e inadimplência, drenando dinheiro de seu fluxo e comprometendo sua operação. Seja no lado do dinheiro que sai da sua empresa, buscando melhores negociações e alongamento de prazos com fornecedores, mas principalmente no lado do dinheiro que entra (ou que deveria entrar), buscando reduzir os pagamentos em atraso e a inadimplência dos seus clientes – tudo isso para que seu fluxo de caixa não seja drenado e sua operação comprometida.

No entanto, muitas empresas, principalmente as pequenas, ainda sofrem com a gestão financeira e a listam como um dos grandes problemas enfrentados no seu dia-a-dia, sendo essa também uma das maiores causas para que mais de 20% delas fechem antes de completar cinco anos de atividade.

É nesse momento que ter uma boa ferramenta para gestão financeira faz a diferença. Uma alternativa que muitas empresas estão adotando cada vez mais é buscar soluções tecnológicas, como softwares de gestão financeira, capazes de automatizar processos e tornar a gestão de caixa mais eficiente.

Se você está buscando proteger o caixa da sua empresa nesse cenário de imprevisibilidades, a Kolek tem a solução para isso.

Acesse nosso site ou fale com a gente ([email protected]) e comece a colocar suas finanças no piloto automático!