No final do dia, o fluxo de caixa é a espinha dorsal de qualquer negócio. Gerenciar estrategicamente o fluxo de caixa é, portanto, uma das coisas mais importantes que um proprietário de uma pequena empresa precisa fazer.

Se você entender as dicas para melhorar o fluxo de caixa, poderá se manter à frente do mercado. Portanto, quer você venda cosméticos ou ofereça serviços de contabilidade, é essencial que você tome as medidas necessárias para aumentar seu fluxo de caixa. Afinal, o dinheiro é o que mantém seu negócio funcionando.

Dicas para Melhorar o Fluxo de Caixa da sua Empresa

O fluxo de caixa da sua empresa inevitavelmente flutuará. Dito isso, existem dicas que você pode implementar para gerenciá-lo melhor e navegar nas flutuações. Vamos dar uma olhada.

Dica #1: Acompanhe as Despesas Mensais

Muitas vezes, as despesas parecem razoáveis quando você opera diariamente. Dito isso, você pode se surpreender com quanto está gastando quando amplia a visão e enxerga o quadro geral.

Por isso, é melhor registrar cada despesa para ter uma visão geral de todo o dinheiro que está saindo. Isso permitirá que você analise quanto está gastando em itens específicos e identifique lugares onde pode ser sábio reduzir os gastos. Certifique-se de se perguntar se certas despesas são necessárias e se existem alternativas mais baratas.

Dica #2: Reorganize os Pedidos de Produtos

Entender o padrão de vendas é parte essencial do gerenciamento do seu fluxo de caixa. Uma vez que você tenha uma ideia do que está em demanda, pode priorizar a compra de produtos que estão saindo das prateleiras. Ao mesmo tempo, é sábio reduzir os pedidos de produtos menos populares.

Dica #3: Seja Criativo

Você não precisa fazer tudo sozinho; seus clientes também podem ajudá-lo a aumentar seu fluxo de caixa! Venda cartões-presente para ganhar dinheiro extra antes que seus produtos saiam das prateleiras. Você também pode oferecer descontos para clientes que pagam antecipadamente. Descontos geralmente levam a um aumento nas vendas, o que, por sua vez, traz mais dinheiro para dentro do seu negócio.

Dica #4: Pague as Contas na Hora Certa

Você pode sentir a pressão de pagar suas contas antes do vencimento para riscá-las da sua lista de tarefas. No entanto, para o seu fluxo de caixa, é melhor manter mais dinheiro em mãos agora e pagar na data de vencimento. Uma boa regra? Pague o mais tarde possível, sem enfrentar penalidades.

Ferramentas de contas a pagar são um ótimo ponto de partida. Elas permitem que você agende seu pagamento antecipadamente, garantindo que ele saia no prazo (e não um minuto antes), sem o risco de esquecê-lo até a data de vencimento.

Dica #5: Crie um Fundo de Emergência

Sempre é uma boa ideia reservar um pouco de dinheiro a cada mês para servir como uma reserva. Isso funcionará como um fundo de emergência no caso de você de repente se encontrar com pouco dinheiro. Ninguém pode prever exatamente quando isso pode acontecer, o que torna essa uma precaução inteligente a ser tomada.

Você pode começar economizando cerca de três meses do valor das despesas mensais. Calcule os números e, em seguida, reserve uma parte disso a cada mês. Sua conta bancária agradecerá mais tarde.

Dica #6: Forme uma Cooperativa de Compras

Boas coisas vêm para aqueles que se unem. Portanto, considere encontrar outros proprietários de empresas com necessidades de produtos semelhantes para aumentar seu poder de compra. Vocês podem juntar o dinheiro para negociar com fornecedores que oferecem descontos para grandes clientes que compram em grande quantidade. Isso também pode reduzir o tempo gasto em contratos e trazer melhores termos e condições.

Dica #7: Crie uma Projeção de Fluxo de Caixa

Determinar quando você receberá e gastará dinheiro é uma parte importante do processo de orçamento. Comece revisando os números do ano passado como base para projetar seu fluxo de caixa. Em seguida, ajuste para mudanças previstas, como novos preços, possíveis novas fontes de financiamento e a situação econômica.

Projeções de fluxo de caixa permitem que você se preocupe menos com a origem do seu dinheiro, lhe dão a capacidade de planejar para momentos em que pode estar com pouco dinheiro e melhoram sua capacidade de pagar funcionários e fornecedores no prazo.

Conforme seu negócio evolui e sua situação muda, atualize o documento de acordo.

Dica #8: Encontre o Software de Gestão Financeira certo

Com plataformas online como a Kolek, você pode gerenciar todos os seus recebimentos em um só lugar. Centralizar seus recebíveis é parte essencial de manter o controle e minimizar os problemas de fluxo de caixa.

Pronto para dominar seu fluxo de caixa?

É importante lembrar: até as empresas mais lucrativas enfrentam problemas de fluxo de caixa de tempos em tempos. Portanto, onde quer que você esteja na jornada do seu negócio, as chances são de que todos nós já estivemos lá.

Não há uma única resposta para impulsionar o fluxo de caixa. Muitas vezes, é uma combinação de abordagens que produzirá resultados positivos. Mas coloque em prática as dicas acima e seu fluxo de caixa certamente melhorará.

Se você também quer ter uma gestão de fluxo de caixa mais eficiente e colher os benefícios disso, a Kolek tem a solução para isso.

Acesse nosso site e agende uma demonstração ou fale com a gente (+55 11 93535-2506 ou [email protected]) e comece a colocar suas finanças no piloto automático!