Quase todas empresas dependem da entrega de serviços e produtos de terceiros para rodarem sua operação, o que torna os relacionamentos com fornecedores absolutamente vitais. Quando as empresas encontram fornecedores que gostam e confiam, tendem a mantê-los por bastante tempo.

Se você deseja construir e manter um grupo fiel de clientes, é essencial dedicar-se ao trabalho necessário para atender às expectativas deles e, assim, fortalecer esses relacionamentos. Neste artigo, abordaremos 4 estratégias para tornar isso em uma realidade.

Estabelecendo uma relação duradoura com seus clientes B2B.

Os clientes empresariais (B2B) valorizam o relacionamento com fornecedores e geralmente investem em conexões de longo prazo que não se encerram após a primeira compra.

De acordo com pesquisas, mais de 80% das empresas consideram que a qualidade do relacionamento com o fornecedor influencia suas decisões de compra. Além disso, 84% das empresas afirmaram que comprariam de um fornecedor com o qual tivessem um ótimo relacionamento, mesmo que os termos de negócio não fossem os melhores.

Também vale ressaltar que relacionamentos próximos com clientes regulares trazem maior eficiência e redução de custos por meio da diminuição dos esforços de aquisição de novos clientes (o famoso CAC). Essas são apenas algumas das diversas razões pelas quais vale a pena se dedicar para fortalecer seus relacionamentos com os clientes B2B.

Aqui estão 4 maneiras de melhorar e manter relacionamentos com os clientes:

#1: Conheça seu cliente

Você pode atender melhor seus clientes se entender exatamente quem eles são e o que precisam. Mapear detalhes sobre eles, como dados demográficos (idade, localização, etc), interesses e hábitos, ajudarão a compreender as necessidades de seus clientes.

Os melhores dados dos clientes são baseadas em informações coletadas deles mesmo. Isso pode ser feito por meio de reuniões, entrevistas presenciais ou pesquisas online.

#2: Peça feedback

Para que seu negócio evolua, você deve primeiro identificar quais problemas seus clientes enfrentam ao usar seus serviços. Perguntar diretamente quais desafios eles enfrentam é um ótimo ponto de partida.

Lembre-se de prestar muita atenção aos feedbacks recebidos, tanto os positivos quanto os negativos. O feedback positivo pode reforçar o que você está fazendo certo, enquanto o feedback negativo será essencial para ajudá-los a identificar as áreas de melhoria.

#3: Seja responsivo e transparente

Quanto mais rápido você responder e-mails, ligações e contatos, mais seus clientes se sentirão ouvidos e valorizados. Inclusive, pesquisas mostram que a prontidão e a atenção do fornecedor no processo de compra têm maior influência na fidelidade do cliente do que uma redução de preços.

Além disso, os clientes apreciam quando as empresas mostram honestidade e transparência. É importante falar abertamente sobre os produtos e serviços, ressaltando seus pontos fortes sem esconder possíveis limitações. Isso contribui para criar expectativas realistas e evita surpresas desagradáveis.

#4: Ofereça transações sem fricção

Clientes B2B não querem perder tempo com processos ineficientes – afinal, eles têm uma série de outras prioridades.

O que eles esperam é poder fazer pagamentos de forma fácil e rápida, que não exija que eles tenham que procurar boletos em caixas de e-mail ou decorar dados para realizar uma transferência bancária. É aí que entram as plataformas de gestão de cobranças B2B, como a Kolek.

Ao gerenciar suas contas a receber com a Kolek, você pode enviar solicitações de pagamento por e-mail aos seus clientes, que podem pagar via PIX em poucos passos.

A adoção de um software de gestão financeira dá maior agilidade e eficiência nas transações financeiras com os clientes, o que contribui para uma experiência positiva.

Conclusão

Alcançar as expectativas dos clientes e fortalecer os laços nem sempre é uma tarefa simples, porém, com dedicação e aplicação das estratégias acima, é possível construir uma base de clientes fiéis em pouco tempo!

Se você também quer ter uma gestão financeira mais eficiente e colher os benefícios disso, a Kolek tem a solução para isso. Nossa solução melhora sua relação comercial com seus clientes!

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