O ano de 2022 foi marcado por um recorde, porém dessa vez nada positivo. O relatório de inadimplência da Serasa Experian mostrou que em outubro de 2022 mais de 6,3 milhões de empresas estavam inadimplentes no país, equivalendo a quase 1 em cada 3 empresas no Brasil – a maior quantidade já registrada desde que o relatório começou a ser produzido em 2016 – com as micro e pequenas empresas representando quase 90% desse número.
O relatório apontou que somente nos últimos 12 meses, de outubro de 2021 até outubro de 2022, quase meio milhão de negócios passaram a ser inadimplentes. O relatório também mostrou que o total de inadimplência atingiu o valor de R$106,4 bilhões – com cada CNPJ tendo em média 7 contas em atraso.
Uma das principais causas para esse aumento no endividamento observado recentemente é o aumento da inadimplência entre os consumidores, que também tem apresentado crescimento. Na prática, quando um consumidor atrasa um pagamento para uma empresa, a empresa acaba tendo um “furo” no seu fluxo de caixa e também acaba atrasando alguns pagamentos para fornecedores e prestadores de serviço.
Esse indicador de inadimplência, apesar de ter atingido sua máxima histórica, não é novidade e aparece com certa recorrência nas notícias. No entanto, seria interessante se fosse possível segmentar qual parte dessa inadimplência está relacionada a 1) problemas financeiros/falta de dinheiro e qual parte está relacionada a 2) problemas operacionais do processo de cobrança.
Uma parte grande das empresas, principalmente as pequenas e médias, não têm processos ou ferramentas adequadas para realizar cobranças de maneira efetiva, sendo muitas delas ainda dependentes de processos basicamente manuais. E do lado de quem está pagando, os processos são bastante antiquados e cheios de fricções (quem nunca deixou de pagar algo, pois o e-mail com a cobrança ficou preso no SPAM?).
Pensando em ajudar sua empresa, listamos abaixo algumas dicas para ajudar a prevenir e remediar pagamentos em atraso e inadimplência:
- Conheça o seu cliente: faça uma análise de crédito adequada e mantenha todos os dados atualizados para sempre conseguir entrar em contato com ele.
- Estabeleça políticas claras de pagamento e comunique-as aos seus clientes: certifique-se de que os seus clientes sabem exatamente quando e como os pagamentos devem ser feitos.
- Use ferramentas de gerenciamento de cobrança: automatize processos de comunicação com seus clientes e envie avisos constantes. Utilize relatórios de inadimplência para identificar e gerenciar problemas de pagamento o mais cedo possível.
- Ofereça formas de pagamento com menos fricções: oferecer pagamento via PIX, além de ter custo zero para as empresas (comparado com o boleto), torna o processo mais ágil e conveniente para seus clientes.
- Construa um bom processo de cobrança: o uso de ferramentas ajuda a monitorar e criar processos para toda a equipe cobrar o cliente de forma eficiente. É importante também aumentar os pontos de contato com os clientes, fazendo contato não só por e-mail mas também whatsapp e telefone.
Apesar de os problemas financeiros serem um causador importante da inadimplência, uma parte relevante dela poderia ser sanada com medidas como as que detalhamos acima.
Uma alternativa que muitas empresas estão adotando cada vez mais é buscar soluções tecnológicas, como ferramentas de gestão financeira, capazes de automatizar e tornar esses processos mais eficientes.
Se você também quer proteger sua empresa dos efeitos dessa tendência de inadimplência observada no mercado, automatizando seu processo de cobrança e aumentando os pontos de contato com seus clientes, a Kolek tem a solução para isso.
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